Seguidores

quinta-feira, 24 de junho de 2010

SAÚDE PÚBLICA : O SURGIMENTO DA MEDICINA SOCIAL

 SAÚDE PÚBLICA : O SURGIMENTO DA MEDICINA SOCIAL

HISTÓRICO 

No decorrer dos tempos vários foram os nomes dados à saúde pública, e existem polêmicas em relação à questão. Atualmente utiliza-se a designação de saúde coletiva e modernamente também de medicina social. O que compreendemos como medicina social, começou a surgir na segunda metade do século IX, e desde essa época já haviam determinadas construções que podem ser perfeitamente comparadas aos objetivos da saúde coletiva atual.
  
A definição de saúde coletiva alicerçou-se nos pressupostos da existência de uma conjugação entre uma saúde de natureza física e outra de natureza mental, e deveria considerar a sociedade como um todo, sem esquecer os aspectos individuais, principalmente àqueles que possuem reflexos sobre o coletivo, principalmente as doenças transmissíveis e outras doenças que possuam impacto sobre o coletivo, como por exemplo, as doenças mentais e criando as condições adequadas para o desenvolvimento do trabalho médico.(Lei de Newmann da Saúde Pública, 1948).

Os séculos XVII e XVIII tiveram grande importância para a dinâmica social, e também para a saúde pública, no que se refere à organização das práticas e saberes na área de saúde. A evolução da saúde coletiva não foi linear e houve um processo dinâmico ora de evolução ora de involução. A partir da segunda metade do século XIX (1860 -1870), surgiu uma visão mais interna da medicina através do aparecimento do microscópio, que foi entendido como um instrumento revolucionário que permitiria “observar as causas das doenças“. Temos ai o que poderíamos chamar de olhar armado com a utilização do microscópio como recurso para a elaboração de diagnóstico. 

FONTE


WILKEN , P.R.C. POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL – O Sistema único de Saúde: Uma Realidade em Construção, 2005, H.P. Comunicação Editora, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário