Seguidores

quinta-feira, 24 de junho de 2010

SAÚDE PÚBLICA : CIDADANIA E SAÚDE

SAÚDE PÚBLICA : CIDADANIA E SAÚDE

INTERVENÇÃO PÚBLICA E DEMANDAS SOCIAIS

O pesquisador T. H. Marshalll, em seu estudo clássico sobre cidadania conseguiu imprimir uma análise extremamente rica sobre o processo de consolidação do que conhecemos por cidadania. Entretanto, críticas aconteceram em função do referido estudo ter sido realizado tendo como base a experiência Inglesa.
Atualmente é corrente a crença de que o processo de consolidação da cidadania não obedece a nenhum padrão nem pode ser enquadrado na forma de um paradigma explicativo.

Não é possível se levar em consideração à tentativa modular e explicativa para este fenômeno, e a experiência Inglesa apesar de ser considerada importante não pode ser usada como padrão em termos de consolidação da cidadania.

Outros países percorreram caminhos que nada tem a ver com a experiência Inglesa. Atualmente é coerente a crença de que o processo de consolidação da cidadania não é um padrão, ou melhor, não existe um paradigma (modelo) explicativo que possa ser construído para explicar o respectivo fenômeno.
A experiência da Inglaterra seguiu uma tramitação que nem sempre pode ser observada em outros contextos históricos.

O modelo Inglês não pode ser considerado um paradigma, entretanto não deixa de ser, e pode ser considerado um paradigma focal que pode ser utilizado como ponto de reflexão para conseguirmos chegar à explicação do fenômeno que cerca a constituição e a consolidação da cidadania nos sistemas democráticos de governo.

Entretanto, é importante salientar a importância da adoção de políticas econômicas e sociais que tenham como essência o Estado do Bem estar social, que foi inspirado na concepção econômica Keynesiana, e que levou a formulação da tese do liberalismo democrático e do Estado Social - Democrático.

O Welfare State passou a limpo às teses do liberalismo clássico, que tinha como essência a manutenção de um Estado mínimo, não interventor nas relações do mercado privado. Possivelmente esta tese teve muita relação com o contra ponto da época representado pelo socialismo real, em expansão, patrocinado pelo Império Soviético.

A partir de 1989, com a queda do muro de Berlin, e com o conseqüente esfacelamento do Império soviético, cresceu assustadoramente a idéia do liberalismo clássico, sob nova roupagem conhecida como neoliberalismo. O fato em questão teve como marco a queda do contra - ponto representado pelo poder do socialismo real, que entrou em franca deterioração, face suas contradições com o ideário de Marx e Engells.

As modificações no contexto do socialismo real, que rapidamente foram assimilados pelas economias capitalistas, geraram uma nova tese, com a idéia de globalização, que atualmente através de transformações pelas quais passa o capitalismo, já fazem parte de um contexto mundial, e caracterizam o que podemos classificar de neoliberalismo.

Prevaleceu após a consolidação da revolução promovida pelas burguesias, principalmente a inserida no modelo de produção internacional, as teses do Estado Mínimo, não interventor, voltado para aspectos puramente econômicos e que não levam em consideração os aspectos sociais de uma sociedade que cada vez mais cresce.


FONTE


WILKEN , P.R.C. POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL – O Sistema único de Saúde: Uma Realidade em Construção, 2005, H.P. Comunicação Editora, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário